Segunda, 06 Abril 2015 09:14
ECONOMIA

Seplag divulga Perfil Municipal das cidades alagoanas

Publicação é resultado do conjunto dos principais indicadores socioeconômicos sobre os municípios alagoanos

Coletânea reúne as principais informações e indicadores sobre a realidade atual dos municípios alagoanos Coletânea reúne as principais informações e indicadores sobre a realidade atual dos municípios alagoanos (Foto: Ascom/Seplag)
Texto de Igor Gouveia

Com o objetivo de colaborar na compreensão da dinâmica municipal alagoana, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (SINC), lança a 3ª edição do Perfil Municipal de Alagoas.

Disponibilizada com dados atualizados anualmente, a coletânea, além de reunir as principais informações e indicadores sobre a realidade atual dos municípios alagoanos, contém dados sobre a caracterização geográfica, aspectos demográficos, econômicos, sociais, políticos e da infraestrutura existente em cada região do estado.

Segundo o Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento, Thiago Ávila, entender como se dá o funcionamento dessas localidades é fundamental na execução dos processos de formulação e implementação de políticas públicas voltadas para essas regiões.

“É importante entender que as pessoas, empresas e instituições que estão localizadas nos municípios precisam desses diagnósticos para terem uma noção de como está o desenvolvimento local e regional de sua região”, explica.

De acordo com o Secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, publicações desta natureza são de vital importância para mostrar à população a realidade social e econômica da região na qual ela está inserida.

“A partir da divulgação desses indicadores se torna possível expressar a situação real dos municípios alagoanos, subsidiando a gestão pública, o setor privado e a comunidade acadêmica, no que tange a formulação e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento destas localidades”, salienta.

O material é uma das ações que estão presentes no Plano de 100 dias do Governo do Estado de Alagoas. Para ter acesso aos dados, os interessados podem acessar o portal Alagoas em Dados e Informações ou, mediante solicitação, receber a divulgação em CD.