Terça, 02 Janeiro 2018 17:26
OPORTUNIDADE

Governo de Alagoas abre inscrições para concurso público nesta terça-feira (2)

Certame vai oferecer 850 vagas para professores em 13 áreas de conhecimento; inscrições custam R$ 95 e salários iniciais são de R$ 2.195

Concurso promovido pelo Governo de Alagoas vai oferecer 850 vagas para professores de 13 disciplinas Concurso promovido pelo Governo de Alagoas vai oferecer 850 vagas para professores de 13 disciplinas (Foto: Valdir Rocha)
Texto de Petrônio Viana

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abre nesta terça-feira (2) as inscrições para concurso púbico a ser realizado este ano. O certame foi anunciado pelo governador Renan Filho na última sexta-feira (29), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais. Na mesma data, foi publicado o edital do concurso.

De acordo com Renan Filho, o concurso vai oferecer 850 vagas para professores de 13 disciplinas. A previsão é de que as provas sejam realizadas no último domingo do mês de março. “É um grande sonho que está se materializando. A partir desta terça-feira (2), os interessados já podem iniciar o processo de inscrição. Por meio do Diário Oficial, os candidatos já podem verificar o conteúdo das provas e começar a se preparar.

As inscrições podem ser feitas a partir das 20h desta terça-feira, pelo link http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUC_AL_17/. O edital do concurso está disponível no endereço http://www.imprensaoficialal.com.br/wp-content/uploads/2017/12/DOEAL-29_12_2017-EXEC.pdf.

Segundo o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, o valor das inscrições será inferior ao do último concurso da Educação, realizado em 2013. “O último concurso da Educação, feito há quatro anos, as inscrições custaram R$ 115. Em valores de hoje, daria cerca de R$ 140, R$ 150, em valores atualizados pela inflação. Seguindo as orientações do governador Renan Filho para que fosse feito um concurso da forma mais transparente e com o menor custo possível, negociamos as inscrições em R$ 95, mesmo valor das inscrições para os concursos da Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros”, disse o secretário.

Serão oferecidas vagas para professores em 13 disciplinas, sendo elas Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia. A grande novidade deste concurso, na avaliação do governador e do secretário, é a seleção feita especificamente para cada um das 13 Gerências Regionais de Educação (Gere), com provas realizadas em Maceió e em Arapiraca.

“Na hora que o candidato for fazer a inscrição do concurso, ele vai escolher onde quer trabalhar. Ao escolher a região, o candidato será aprovado no concurso para aquela região, porque o Estado quer suprir a necessidade de professores em algumas regiões. Não adianta ter um excesso de professores em uma localidade, se falta em outra. O aluno alagoano é igual em todo o Estado”, lembrou Renan Filho.

“O grande objetivo de fazer as provas direcionadas para cada área do Estado é que haja a garantia de pessoas qualificadas para ocupar aquelas vagas. No momento da inscrição, o candidato já sabe que aquela vaga está ofertada para determinada região. É uma forma de garantir que as regiões sejam atendidas, interiorizando e dando qualidade ao ensino”, explicou Marques.

O governador Renan Filho destacou ainda que o concurso prevê 30 horas semanais de trabalho para cada professor aprovado, com salários iniciais no valor de R$ 2.195. “É a primeira vez que Alagoas faz concurso para 30 horas. Isso vai otimizar o número de horas do professor na escola, melhorar a aprendizagem e melhorar a preparação da aula. O salário inicial é de R$ 2.195. Esse salário pelo menos dobra até o final da carreira. Existe uma progressão, o professor que faz uma graduação tem incremento, existe um plano de cargos e salários, tem a estabilidade do serviço público. Então, será um grande concurso”, disse.