Quarta, 05 Junho 2019 19:55
ORÇAMENTO

Governo reúne técnicos para monitorar ações voltadas às crianças e adolescentes de Alagoas

Mediado pela Secretaria do Planejamento, encontro visa acompanhar a execução das metas financeiras estabelecidas pelos órgãos e secretarias do Estado Mediado pela Secretaria do Planejamento, encontro visa acompanhar a execução das metas financeiras estabelecidas pelos órgãos e secretarias do Estado (Foto: Minne Santos)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), reuniu, nesta quarta-feira (05), o corpo técnico do Executivo para apresentar o resultado dos gastos públicos relacionados às crianças e adolescentes do estado. A iniciativa visa promover um monitoramento aprimorado e integrado das ações relacionadas ao tema e que foram propostas para este ano.

Mediado pela Superintendência de Orçamento Público (SOP) da Seplag, o encontro faz parte do escopo do Orçamento Criança Adolescente (OCA), um recorte da Lei Orçamentária Anual (LOA) que dá destaque a programas voltados ao público em específico. No documento, é possível acompanhar as metas estabelecidas dentro dos eixos Promovendo Vidas Saudáveis, Acesso à Educação e Promoção de Direitos e Proteção Integral.

“O intuito é monitorar as ações dos órgãos e secretarias que fazem parte desse processo, alinhar as informações e dar visibilidade à execução das metas financeiras estabelecidas por eles. O OCA contempla ações de diversas áreas de impacto para a sociedade, como saúde, educação, habitação e cultura, é imprescindível estarmos cada vez mais integrados para que possamos garantir o desenvolvimento das políticas públicas necessárias às crianças e adolescentes de Alagoas”, pontua o superintendente de Orçamento Público, Wagner Sena.

Segundo o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a iniciativa é essencial para trazer mais transparência aos gastos do Estado e garantir a proteção, o desenvolvimento e os direitos dos cidadãos que são foco do projeto.

“É muito gratificante estarmos discutindo um tema que é tão importante para alcançarmos uma sociedade mais justa. Além de empoderar a sociedade civil no acompanhamento das políticas públicas, o OCA oportuniza esse diálogo mais assertivo com os agentes que são essenciais para que o trabalho do governo alcance e transforme a vida das nossas crianças e adolescentes. O orçamento é sobre priorização de políticas públicas, temos certeza de que o OCA e todo esse trabalho atrelado a ele cumprem papel indispensável nesse processo”, afirma o secretário.

A expectativa é que a próxima reunião para monitoramento das ações do Orçamento Criança Adolescente aconteça em julho.