Terça, 30 Julho 2019 19:30
AÇÃO INTEGRADA

Servidores aprendem sobre desenvolvimento urbano de políticas públicas

Workshop Construindo Capacidades explora instrumentos para aplicar a Nova Agenda Urbana da ONU

Treinamento capacita servidores envolvidos no desenvolvimento de políticas e programas das prefeituras de Alagoas e do Governo do Estado, além de alinhar as políticas públicas, planos e ações do Governo às agendas globais de desenvolvimento sustentável Treinamento capacita servidores envolvidos no desenvolvimento de políticas e programas das prefeituras de Alagoas e do Governo do Estado, além de alinhar as políticas públicas, planos e ações do Governo às agendas globais de desenvolvimento sustentável (Foto: Thiago Sampaio)
Texto de Dayris Carvalho

O Governo de Alagoas e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) iniciaram nesta terça-feira (30), o Workshop Construindo Capacidades: Nova Agenda Urbana e o desenvolvimento do Estado de Alagoas, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no Centro de Maceió.

O treinamento capacita servidores envolvidos no desenvolvimento de políticas e programas das prefeituras de Alagoas e do Governo do Estado, além de alinhar as políticas públicas, planos e ações do Governo às agendas globais de desenvolvimento sustentável.

Os temas “Políticas públicas e desenvolvimento urbano em Alagoas” e “Experiências inovadoras de instrumentos de planejamento urbano” foram discutidos, respectivamente, pelos arquitetos Débora Cavalcanti e Daniel Montandon.

"Esse treinamento é bastante focado em tirar a Nova Agenda Urbana do papel com a ajuda dos instrumentos técnicos certos. São mecanismos práticos que estão incluídos no Estatuto das Cidades, como os de qualificação urbana, o direito de construir e aperfeiçoar o espaço público, mas que são poucos utilizados", explica o arquiteto Daniel Montandon.

A Nova Agenda Urbana é um documento que reúne princípios e ações estratégicas a serem adotadas para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável e repensar a forma como as cidades são construídas, gerenciadas e vivenciadas.

O treinamento acontece também sob a ótica do 11° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que trata da moradia adequada, inclusão social, segurança urbana, resiliência e sustentabilidade das cidades e assentamentos humanos.

“Discutir esses temas é uma passo crucial para o desenvolvimento urbano e econômico do estado como um todo, tendo em vista que há muita necessidade de capacitação dos servidores municipais e estaduais, de valorização das pessoas que já são instruídas para que não precisem sair de seu espaço”, declarou a arquiteta Débora Cavalcanti.

O Workshop acontece até quarta-feira (31), durante todo o dia. A capacitação tem apoio da Associação de Municípios Alagoanos (AMA).