Quinta, 31 Outubro 2019 20:10
BEM-ESTAR

Secretaria do Planejamento e Gestão aposta em ações em prol da qualidade de vida do servidor

Diversas atividades estão sendo realizadas pela pasta; expectativa é que calendário de ações contribua com o dia a dia da rotina do estado

Oficina de culinária foi uma das ativididades do calendário interno do Mês do Servidor Oficina de culinária foi uma das ativididades do calendário interno do Mês do Servidor (Foto: Minne Santos e Flávia Matos)
Texto de Ascom Seplag

Para além do aspecto financeiro, a construção de um bom ambiente organizacional perpassa, necessariamente, por diversas outras vertentes que devem focar num agente importante de transformação: o colaborador. É com isso em mente que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) tem, por meio de pequenas ações, direcionado esforços para melhorar o dia a dia dos servidores estaduais.

“Uma coisa é certa: o servidor que está engajado e que possui uma boa qualidade de vida no ambiente laboral acaba gerando mais resultados para administração pública e, consequentemente, para toda a sociedade.  É entendendo isso que estamos, aos poucos, tentando movimentar a nossa rede de colaboradores do funcionalismo, seja a que está integrada no organograma interno da Seplag, seja a das demais secretarias”, explica o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Webp.net-resizeimage (4).jpg

E, de fato, essas iniciativas têm acontecido. Um bom exemplo foi o calendário de atividades do tradicional Mês do Servidor, comemorado em outubro. Além da solenidade de outorga da Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna, que reconheceu as histórias de 10 servidores públicos alagoanos, o Governo também realizou uma ação de integração entre todas as secretarias e órgãos do Executivo, no Teatro Gustavo Leite. Entre outras coisas, ambas as ações visaram, sobretudo, fomentar a valorização do servidor e, por meio disso, melhorar a sua qualidade de vida dentro da rotina de trabalho na máquina pública.

A professora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e recém-condecorada com a medalha, Maria Aparecida da Silva, contou um pouco sobre a satisfação de ser reconhecida pelo Estado neste ano.

“Não tenho dúvidas que a medalha representou um reconhecimento desse serviço público que a gente faz com gosto e pela sociedade. Reconhecer esse trabalho é reconhecer a minha inspiração, a minha motivação, a minha energia diária. Acredito que isso também é melhorar o dia a dia do servidor público, motivando-o a fazer mais pelo Estado”, diz a servidora.

Para o titular da Seplag, no entanto, ainda existe um trabalho muito grande a ser feito pelo Estado. Ele explica que é preciso pensar em um formato em que os servidores possam, de fato, ter um ambiente ainda mais colaborativo e, por consequência, mais engajado.

Webp.net-resizeimage (2).jpg

“Estamos criando um espaço que seja um pouco mais favorável para o desenvolvimento do servidor público. Tivemos, por exemplo, a assinatura de dois convênios importantes voltados para a capacitação do servidor: um com a Caixa e outro com a Escola Nacional de Administração Pública. É necessário entender que a qualidade de vida perpassa também por capacitação, pela construção de um ambiente laboral adequado e, também, pelo desenvolvimento de ações ocupacionais de diversas vertentes”, explica.

Ações internas

Pensando em fomentar uma agenda positiva dentro da máquina pública alagoana e de se tornar piloto nesta temática, a Secretaria do Planejamento e Gestão tem criado e potencializado internamente diversas ações de Valorização de Pessoas.

No último mês de outubro, por exemplo, a pasta realizou uma série de atividades que tinha como intuito melhorar não só a convivência dentro da instituição, como também integrar os colaboradores numa rede de ações que pudessem contribuir com a geração de resultados do time.

“Pensamos em uma agenda com atividades lúdicas, mas que tivesse como pano de fundo uma motivação integradora. Em geral, estamos pensando e desenvolvendo ações que proporcionem um ambiente de trabalho saudável e que garantam mais disposição para o servidor”, conta a assessora da Superintendência de Valorização de Pessoas da Seplag, Manuela Lisboa.

Entre as atividades desenvolvidas pela equipe de Valorização está o Seplag Kids. A ação busca aproximar os pais de seus filhos, envolvendo-os em um ambiente de diversão e colaboração e também contribui para o fortalecimento do clima organizacional da instituição.

Webp.net-resizeimage (3).jpg

“Sabemos que é de fundamental importância que os filhos e netos dos servidores da Seplag conheçam mais um pouco sobre o que os seus responsáveis fazem no dia a dia. Temos certeza que criar um vínculo como esse é bom para a formação dos pequenos e para o clima interno da Secretaria. Além disso, temos apostado em uma agenda de ações diversas, pensando no desenvolvimento de outras capacidades que fujam do padrão meramente técnico”, ressalta a secretária executiva de Gestão Interna da Seplag, Lúcia Canuto.

Dentre essas atividades que impactaram os servidores da Seplag estão as oficinas de fotografia com smartphone, empreendedores e, ainda, a de culinária. Mediadas pelos próprios servidores da casa, as ações possuíam o objetivo de desenvolver alguma aptidão dos colaboradores participantes, bem como incentivar a relação de colaboração como algo prioritário para o dia a dia da pasta.

“É significativo trabalhar em uma instituição pública que preza pelo nosso bem-estar. Não é algo que é encontrado em outras empresas, por isso, fiquei feliz em participar de algumas atividades”, conta a servidora Stephany Lima.

A expectativa, conforme a Seplag, é que as ações sejam incorporadas em um programa ainda maior, que deve balizar o desenvolvimento das atividades do próximo ano.