Segunda, 08 Novembro 2021 20:25
INTEGRAÇÃO

Governo de Alagoas lança painel de dados municipais em parceria com a AMA

Plataforma reúne, com detalhes, representações gráficas das principais informações sobre o perfil socioeconômico dos municípios alagoanos

Ferramenta foi produzida com base em 13 pilares de informação Ferramenta foi produzida com base em 13 pilares de informação Foto: Minne Santos
Texto de Paula Bessa

O Governo de Alagoas apresentou, nesta segunda-feira (08/11), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Perfil Municipal de Alagoas. O painel, desenvolvido por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), permite a consulta de informações detalhadas sobre características demográficas de cada um dos municípios do estado.

De acordo com o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, o intuito do painel é viabilizar, de forma mais integrada, o acesso e divulgação das informações entre as cidades. “Nosso objetivo é aprimorar a plataforma para que, futuramente, os dados possam ser atualizados pelos próprios municípios, possibilitando, dessa forma, uma alimentação das informações em tempo real”, explicou o secretário.

Segundo o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Robson Brandão, a parceria com a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) vai ser indispensável durante o processo de articulação com os municípios para a manutenção da plataforma. “Juntos, vamos criar uma rede estadual de informações. A proposta é promover capacitações técnicas para o uso de ferramentas e apoio às administrações municipais no desenho de políticas públicas baseadas em evidências”, elucidou.

A plataforma foi produzida com base em 13 pilares de informação: Caracterização Geográfica, Aspectos Demográficos, Agropecuária, Infraestrutura, Economia, Finanças Públicas, Educação, Saúde, Turismo, Cultura, Aspecto e Assistência Social, Demais Informações e Relatórios Municipais. Este último tópico possibilita a geração de um documento no formato pdf, que pode ser utilizado como fonte de consulta para as próprias administrações municipais, pesquisadores, estudantes, entre outros interessados.

Em breve, a AMA estará à frente da organização de um congresso onde a Seplag cumprirá agenda. A Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da secretaria adianta que, durante o evento, outros painéis serão lançados e, dentre eles, haverá a apresentação do novo Censo Escolar de Alagoas. O congresso acontecerá entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2022.

Para acessar a plataforma, basta clicar no link: dados.al.gov.br. O material se encontra em destaque como “Perfil dos Municípios Alagoanos”.